A Sociedade Espanhola de Proteção Radiológica publicou um documento de esclarecimento ao público leigo sobre radiações ionizantes e não ionizantes. Vale a pena ler. Clique aqui para acessar a notícia completa.
Mestrado profissional - Costa Rica
Mestrado em Física Médica - Bogotá: Clique aqui para saber mais sobre programa, plano de estudos e outras informações.
- As inscrições com desconto e envio de trabalhos serão recebidas até 29 de abril.
- As comissões organizadora e científica estão preparando um evento que contempla todas as grandes áreas da Física Médica. Estão conformados mais de 10 palestrantes internacionais e quase 60 nacionais. Além das áreas tradicionais como radioterapia, medicina nuclear, radiodiagnóstico, proteção radiológica, teremos sessões temáticas em neurociências, biofotônica, ressonância magnética, instrumentação biomédica, biomagnetismo, política científica e de implantação de equipamentos médico/hospitalar e empreendedorismo, além de outras.
- Eles estão tentando financiamento para transporte e incentivo financeiro para estudantes, através de ajuda de custo e outras formas de incentivo financeiro para TODOS. Grupos de estudantes terão descontos na inscrição. Entrem em contato com a comissão organizadora pelo e-mail: CBFM2013@ibb.unesp.br.
- Os melhores trabalhos completos serão publicados na Revista Brasileira de Física Médica e os resumos aceitos serão publicados em um número especial da RBFM.
Notícia publicada pela SBF
Inscrições para Concurso Público de Professor Dedicação Exclusiva Período de inscrições : 05 - 19 de abril Numero Total de Vagas : 4
Descrição de Áreas:
Área I: Física Experimental - Subárea: Instrumentação Aplicada à Física Médica (1 vaga) Área II: Física Experimental - Subárea: Física das Radiações (1 vaga) Área III: Física Experimental - Subárea: Física da Matéria Condensada (1 vaga) Área IV: Ensino de Física (1 vaga)
Edital e informações adicionais, na pagina web: http://www.infis.ufu.br/node/477
As inscrições serão feitas na secretaria do Instituto de Física, no Bloco 1X, Campus Santa Mônica, situado na Av. João Naves de Ávila, Nº 2121, Bairro Santa Mônica em Uberlândia/MG - CEP: 38400-902, no período de 05 a 19 de abril de 2013, no horário das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00, em dias úteis. Telefone: (34) 3239-4190. E-mail: infis@infis.ufu.br. A inscrição poderá ser realizada pelo interessado ou seu procurador mediante apresentação de procuração por instrumento particular acompanhada de documento oficial. A inscrição poderá ser feita também pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo a data limite de postagem o dia 19 de abril de 2013, para o endereço:
Instituto de Física, Bloco 1X, Campus Santa Mônica, Av. João Naves de Ávila, Nº 2121, Bairro Santa Mônica CEP: 38400-902 Uberlândia/MG.
O prazo para inscrever-se no Programa Laurea Magistralis, dirigido pelo ICTP e pela Faculdade de Ciências da Universidade de Trieste, é 30 de abril de 2013.
O programa, que dá o grau Laurea Magistralis em física, é aberto a estudantes de pós-graduação de países em desenvolvimento. O currículo inclui tópicos microfísica e da física da matéria condensada, física teórica, astrofísica e cosmologia e física ambiental.
O grau Laurea Magistralis pode ser comparado a um mestrado avançado em física ou em astrofísica do sistema anglo-saxão ou para os dois últimos anos do Sistema Educacional Europeu, fixado pelo acordo de Bolonha-Sorbonne.
O programa abrange dois anos letivos e é projetado para fornecer a jovens estudantes promissores em física de países em desenvolvimento com formação superior adequada para prosseguir o ensino e a pesquisa em física.
Os detalhes completos e formulários de inscrição estão disponíveis na página do programa.
O Laboratório de Geografia Física do Instituto de Geografia da Uerj está organizando o "2º. Seminário sobre Energia Nuclear: Aspectos Econômicos, Políticos e Ambientais" em 22 e 23 de maio de 2013 (veja programação abaixo). Nele serão debatidos diversos temas de interesse para toda a sociedade. Informações e inscrições gratuitas (ficha em anexo) pelo endereço energia.nuclear. lagefis@gmail.com ou no dia do evento com uma de nossas recepcionistas. Participe também da "Exposição sobre Energia Nuclear: As Usinas de Angra e o Programa de Submarino da Marinha", de 20 a 24 de maio de 2013, das 09 às 20 horas, na Galeria Gustavo Schnoor do Centro Cultural da Uerj.
Programação
22 de maio De 14hs às 16h. A Segurança nas Usinas Nucleares Pós-Fukushima.
Paulo Carneiro – Engenheiro Eletrônico. Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Coordenador do Comitê Gerencial de Resposta ao Acidente de Fukushima da Eletronuclear.
Alexandre Gromann – M.Sc. Engenharia Nuclear e Planejamento Energético. D.Sc. Engenharia de Produção / Engenharia do Produto. Coordenador Geral de Reatores e Ciclo Combustível e Gestor na CNEN responsável pela Coordenação dos Processos de Licenciamento e Fiscalização de Reatores de Potência, Pesquisa e Teste.
Francisco Whitaker Ferreirra - Arquiteto/urbanista (USP). Vereador pelo PT em São Paulo (1988-1996). Membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB. Co-fundador em 2001 do Fórum Social Mundial. Recebeu em 2006 o Prêmio Nobel Alternativo (Right Livelihood Award). Autor de vários livros, entre os quais “O Desafio do Fórum Social Mundial”, edições Loyola e Perseu Abramo, traduzido para cinco idiomas. Ativista da Coalizão por um País Livre de Usinas Nucleares.
Aquilino Senra Martinez - Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência na área de Engenharia Nuclear, ênfase em Física de Reatores, principalmente nos seguintes temas: cinética de reatores, modelos de cálculo da integral de ressonância, sistemas de monitoração de reatores nucleares, geração de parâmetros de macrogrupo e moderação de nêutrons
Moderador: Arnaldo José Santiago - Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas na área de Física Nuclear. Professor Adjunto da Uerj. Sub-Chefe do Departamento de Eletrônica Quântica do Instituto de Física da Uerj.
De 16h30 às 18h30. Acidentes Nucleares e Radioativos: Impactos Socioambientais.
Rex Nazaré – Especialização em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia. Doutor em Physique pela Université Pierre et Marie Curie. Pós-doutorado pela Escola Superior de Guerra. Professor emérito do Instituto Militar de Engenharia. Membro da Comissão Deliberativa da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Diretor de Tecnologia da Faperj e Assessor do Gabinete de Segurança Institucional, GSI/Brasil.
Alexandre Oliveira – Especialista em Medicina das Radiações. Consultor em Higiene das Radiações Ionizantes e Proteção Radiológica da Cultura de Segurança Serviços de Consultoria Ltda (desde 2006). Assessor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional das Indústrias Nucleares do Brasil – INB (1995-2003). Coordenador Médico do Acidente Radiológico de Goiânia (1987).
Moacyr Duarte – Mestre em Engenharia Nuclear, na área Interdisciplinar de Energia, na COPPE/UFRJ. Doutor em Ciências em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ. Pesquisador Sênior da COPPE/UFRJ. Coordenador Técnico do GARTA/COPPE/UFRJ. Consultor Técnico na área de Planejamento de Emergências, Catástrofes e Riscos Ambientais. Desenvolveu estudo de campo e modelagem do movimento de evacuação da população da ZPE-5 da CNAAA, para o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Eletronuclear, proposto pelo Ministério Público Federal.
Moderador: Nelson Valverde - Médico. Especialista em Saúde Ocupacional e Medicina das Radiações. Ex-chefe do Departamento de Saúde da atual Eletrobras-FURNAS. Ex-Coordenador do Centro de Apoio em Acidentes Radiológicos do Laboratório de Ciências Radiológicas da Uerj. Fellow da Agência Internacional de Energia Atômica no Radiation Emergency Assistance Center/Training Site, Universidades Associadas de Oak Ridge, EUA, Colaborador em emergências radiológicas da OMS e da Agência Internacional de Energia Atômica e Consultor Médico da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica.
De 19h às 20h40. Aplicações das Radiações Ionizantes: Riscos e Benefícios.
Nelson Valverde - Médico. Especialista em Saúde Ocupacional e Medicina das Radiações. Ex-chefe do Departamento de Saúde da atual Eletrobras-FURNAS. Ex-Coordenador do Centro de Apoio em Acidentes Radiológicos do Laboratório de Ciências Radiológicas da Uerj. Fellow da Agência Internacional de Energia Atômica no Radiation Emergency Assistance Center/Training Site, Universidades Associadas de Oak Ridge, EUA, Colaborador em emergências radiológicas da OMS e da Agência Internacional de Energia Atômica e Consultor Médico da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica
Emico Okuno – Doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado Istituto di Fisica della Universita degli Studi di Parma. Professora do Instituto de Física da USP. Experiência na área de Física Médica - Efeitos biológicos das radiações ionizantes e não-ionizantes, Biomecânica, Proteção radiológica, Dosimetria termoluminescente e Propriedade de Mateirias.
Moderador: Carlos Eduardo Veloso de Almeida – Físico. Ph.D. em Física pela Universidade do Texas USA. Fellow da American Association of Physicists in Medicine, Professor Titular em Física Médica do Departamento de Biofísica e Biometria do Instituto de Biologia/Uerj. Cientista do Estado do Rio de Janeiro, Coordenador do Laboratório de Ciências Radiológicas/Uerj.
23 de maio De 14hs às 16h. O Programa Nuclear da Marinha do Brasil.
Alan Paes Leme Arthou – Contra-Almirante (EN - RM1). Engenheiro Naval (USP). Mestre em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval. Pós-graduação em Projeto de Submarino na IKL, Lübeck, Alemanha. Acadêmico da Academia Nacional de Engenharia. Gerente do Projeto e Construção do Estaleiro e Base Naval, na Coordenadoria Geral para Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear.
José Augusto de Moura - Capitão-de-Mar-e-Guerra reformado. Doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval. MBA em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-COPPEAD). Doutor em Ciência Política na área de Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense. Assessor da Marinha do Brasil junto à Academia de Guerra Naval da República do Equador. Instrutor da Escola de Guerra Naval desde 1994, com dedicação às áreas de Operações Navais e Estratégia.
Cláudio de Carvalho Silveira - Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pelo Instituto Universitário General Gutiérrez Mellado (UNED), Madri. Professor Adjunto da Faculdade de Educação/Uerj e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais – IFCH - UERJ. Pesquisa política de defesa e inserção estratégica do Brasil no contexto internacional.
Moderadora: Fernanda das Graças Corrêa – Pesquisadora do Programa Base Logística de Defesa do INEST/ UFF e do UFFDefesa da Escola de Engenharia. Comentarista de Assuntos Estratégicos do Portal DefesaNet. Docente da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em História Comparada com ênfase em Relações Internacionais, Segurança e Defesa Nacional/ Pró-Defesa pela UFRJ. Doutoranda em Estudos Estratégicos pelo PPGCP/UFF. Autora do livro “O Projeto do Submarino Nuclear Brasileiro. Uma História de Ciência, Tecnologia e Soberania”. De 16h30 às 18h30. Matrizes Energéticas e Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Leonam dos Santos Guimarães – Mestre em Engenharia pela Universidade de Paris XI. Doutor em Engenharia Naval e Oceânica Pela USP. Assessor Especial da Presidência da Eletrobrás Eletronuclear. Membro do Grupo Permanente de Assessoria em Energia Nuclear (SAGNE) da AIEA.
José Carlos Miranda Farias – Engenheiro Eletricista. Pós-graduação na COPPE/UFRJ. Especialização em Oxford. Diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética do Ministério de Minas e Energia – EPE/MME desde 2005.
Joaquim Francisco de Carvalho – Mestre em Engenharia Mecânica, com foco em Energia Nuclear, pela PUC do Rio de Janeiro. Doutor em Energia pela USP. Ex-Engenheiro da Beton und Monierbau A.G. – Düsseldorf, Alemanha. Ex-Diretor industrial da Nuclen (atual Eletronuclear). Ex-Coordenador do setor industrial do Ministério do Planejamento. Ex-Engenheiro da CESP. Presidiu a Comissão Consultiva para Rejeitos Radioativos criada pela presidência da República para avaliar o acidente com Césio -137, em Goiânia.
Manoel Antônio da Fonseca Costa Filho – Doutor em Engenharia Mecânica pela COPPE – UFRJ na área de Termociências. Coordenador do Curso de Especialização em Eficiência Energética – European Energy Manager da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Coordenador do Laboratório de Termociências e Energia – LTE – Uerj. Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Uerj.
Moderador: Mauro Carlos Lopes Souza – Engenheiro Químico pelo IQ/UERJ, Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, Doutor em Engenharia Metalúrgica e Materiais pela COPPE/UFRJ, Ex-engenheiro pesquisador da CNEN, ex-professor visitante adjunto do departamento de Engenharia mecânica da UERJ, professor adjunto do departamento de Metalurgia da UÉZO, membro da câmara setorial de tecnologia do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da ALERJ.
De 19h às 20h40. As Usinas Nucleares de Angra dos Reis e o seu Entorno.
Paulo Gonçalves – Engenheiro Mecânico (Universidade Católica de Petrópolis – RJ). Pós-graduado em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo – RJ. Ex-Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro. Ex-Diretor da Associação dos Empregados da Eletronuclear. Assessor da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental e Comunicação da Eletronuclear. Coordena um portifólio de mais de 120 projetos todos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população do entorno da Central Nuclear de Angra dos Reis.
José Rafael Ribeiro – Engenheiro agrônomo (UFRRJ). Mestre em Geografia pelo Programa de Ordenamento Territorial e Ambiental da UFF. Subsecretário de Agricultura e Pesca de Angra dos Reis em 95/96. Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro em 2002. Membro da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê) desde 1997, ocupou as funções de presidente e coordenador na entidade, onde participa atualmente como Conselheiro.
Ricardo Toledo – Engenheiro Florestal (UFRRJ). Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ). Mestre em Gestão Ambiental (UFF). Atuou na EMBRAPA, ENGERIO Consultoria, Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, Prefeitura de Angra dos Reis - PMAR, Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Angra - SAAE, Instituto Estadual do Ambiente – INEA. Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Angra dos Reis.
Moderador: Ulisses Fernandes - Mestre em Geografia e Especialista em Políticas Territoriais do Estado do Rio de janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Departamento de Geografia Humana - Instituto de Geografia - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Datas limites:
Preços até 15/04/13:
Estudante sócio e Técnico - R$ 230,00
Estudante não sócio - R$ 300,00
Profissional sócio - R$ 410,00
Profissional não sócio - R$ 590,00
Para mais informações clique aqui para acessar o site.
29/04/2013 - Data limite para submissão de trabalho |
29/04/2013 - Data limite para pagamento da inscrição com primeiro desconto |
25/05/2013 – Publicação do Resultado dos trabalhos |
29/06/2013 - Data limite para pagamento da inscrição com segundo desconto |
08/08/2013 - Encerramento das inscrições pela internet |
Preços até 15/04/13:
Estudante sócio e Técnico - R$ 230,00
Estudante não sócio - R$ 300,00
Profissional sócio - R$ 410,00
Profissional não sócio - R$ 590,00
Para mais informações clique aqui para acessar o site.
Retirado do portal da SBF.
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a American Physical Society (APS) têm o prazer de anunciar a TERCEIRA CHAMADA DE PROPOSTAS para o programa de intercâmbio APS-SBF, para estudantes e professores de pós-graduação em Física.Através do Programa Visitas de Estudantes de Física Brasil-EUA, estudantes de pós-graduação poderão se candidatar a bolsas de viagem para uma variedade de oportunidades em física, tais como: 1) participar de cursos de curta duração ou escolas de verão; 2) visita a um professor na sua área específica de pesquisa; 3) trabalho temporário em laboratórios; ou 4) qualquer outra sugestão de atividades que professores e alunos julguem merecedoras de apoio para a viagem. As bolsas tem um valor máximo de 3 000 dólares americanosO Programa Cátedras Brasil–EUA patrocina os físicos no Brasil e nos Estados Unidos que desejem ministrar cursos de curta duração ou série de palestras no outro país. As bolsas tem um valor máximo de 4 000 dólares americanos.DATA FINAL PARA ENTREGA DE PROPOSTAS: 15 de maio de 2013Os candidatos brasileiros devem enviar seus projetos para Maria Beatriz Mattos biamattos@sbfisica.org.br
Este programa tem o apoio do
Assinar:
Postagens (Atom)
Sobre o blog
Pesquisar este blog
Arquivo do blog
-
▼
2013
(77)
-
▼
abr.
(8)
- Perguntas e respostas sobre radiações
- Mestrados em Física Médica - América Latina
- Avisos sobre o XVIII Congresso Brasileiro de Físic...
- Concurso para professor na área de Física Médica -...
- Programa de bolsas de pós-graduação Laurea Magistr...
- 2º Seminário sobre Energia Nuclear - Uerj
- Site do XVIII CBFM no ar
- Programa de intercâmbio Brasil-EUA
-
▼
abr.
(8)