Garantia da Qualidade para Sistemas de PET e PET / CT

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Esta publicação fornece orientações para a implementação de programas de garantia de qualidade e controle sobre a modalidade de medicina diagnóstica combinada da tomografia por emissão de pósitrons (PET) e tomografia computadorizada (TC).

 Veja aqui.





Fonte: IAEA

Banco de dados bibliográficos: Medicina Nuclear

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um conjunto de referências têm sido desenvolvido pela Comissão de Ciência da International Organization for Medical Physics (IOMP) conbrindo o aspecto da Física Médica em Radioterapia, Imagens Médicas, Medicina Nuclear e Radioproteção.

 
Disponibilizo aqui a lista de Medicina Nuclear. 

 

 

Fonte: IOMP

Imagem: Getty Images

Lista de recomendações do Exame PET/CT com 18F-FDG em Oncologia.

RESUMO
Apresentamos uma lista de recomendações sobre a utilização de 18F-FDG PET em oncologia, no diagnóstico, estadiamento e detecção de recorrência ou progressão do câncer. Foi realizada pesquisa para identificar estudos controlados e revisões sistemáticas de literatura composta por estudos retrospectivos e prospectivos. As consequências e o impacto da 18F-FDG PET no manejo de pacientes oncológicos também foram avaliados. A 18F-FDG PET deve ser utilizada como ferramenta adicional aos métodos de imagem convencionais como tomografia computadorizada e ressonância magnética. Resultados positivos que sugiram alteração no manejo clínico devem ser confirmados por exame histopatológico. A 18F-FDG PET deve ser utilizada no manejo clínico apropriado para o diagnóstico de cânceres do sistema respiratório, cabeça e pescoço, sistema digestivo, mama, melanoma, órgão genitais, tireoide, sistema nervoso central, linfoma e tumor primário oculto. 


Fonte: Radiol Bras vol.43 no.4 São Paulo jul./ago. 2010



Feito com ♥ por Lariz Santana