Na comemoração do dia internacional da física médica, a UFRJ abrigou um encontro de alunos e ex-alunos de seu curso. Nesta ocasião, foram ministradas duas palestras e, uma delas, disponibilizo aqui. A comunicação foi dada pelo Dr. Ricardo M. Pimenta que é pesquisador do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Palestra "A construção do campo disciplinar da física médica: fronteiras e limites de um campo em tensão"
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
O Encontro Brasileiro sobre Mulheres na Ciência está estruturado em dois eixos temáticos, amplamente investigados e debatidos na temática Gênero e Ciência: a ascensão na carreira e o papel social da mulher cientista. Ao reunir especialistas de diferentes grupos e instituições brasileiras, o Encontro propõe não apenas ampliar a divulgação desta temática mas, sobretudo, somar esforços para consolidar e fortalecer os estudos de gênero e ciência no país.
Notícia via Blog Física Médica
O Encontro Nacional de Quantificação em Tomografia por Emissão SPECT e PET faz parte das atividades inseridas no Projeto de Cooperação Técnica 'Apoio em Qualificação de Recursos Humanos e Difusão da Tomografia por Emissão Quantitativa para Melhoramento na Gestão de Pacientes", com fomento da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Dentre os objetivos do encontro, destaca-se a divulgação do estado da arte em tópicos essenciais relacionados à tomografia por emissão quantitativa, SPECT, SPECT/CT, PET e PET/CT com destaque para as aplicações em oncologia, cardiologia e neurologia. Dosimetria, métodos de quantificação, radiofármacos e testes pré-clínicos serão os tópicos a serem abordados no evento.
O evento acontecerá de 9 a 11 de dezembro de 2013, no Ipen, CMN/FMUSP e no IFUSP.
Workshops
Da tarde do dia 11 de dezembro à manhã de 13 de dezembro, serão realizados três workshops temáticos distribuídos no Ipen , no Instituto de Física da USP (IFUSP) e no Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
As inscrições são gratuitas e o prazo para fazê-las é 1º de dezembro de 2013.
Informações: quantspectpet@ipen.br
Notícia divulgada dia 21/11/13 pela SNMMI via blog Física Médica.
Ao longo das últimas semanas , várias instalações de produção de molibdênio-99 (Mo-99) têm enfrentado uma interrupção crítica na produção desse radioisótopo. Atualmente o reator HFR na Holanda está desligado devido a um problema com uma das hastes de controle e essa paralisação pode durar até três meses. O SAFARI-1, reator na África do Sul, está também desligado devido a um vazamento que foi identificado durante sua limpeza e sua reativação está condicionada a uma auditoria pelo órgão regulador daquele país. Finalmente, o reator NRU no Canadá está temporariamente fora de serviço de vários dias durante a semana de 18 de novembro. No entanto, a instalação relatou que ele estará de volta em serviço até o final da semana.
Para mitigar os efeitos provocados pela parada destas instalações por tempo indeterminado, o resto da cadeia de fornecimento de Mo-99 está tomando medidas para ser capaz de atender às exigências do mercado até o final do ano. No entanto, devido à delicada situação, existe a possibilidade de falta de fornecimento temporária .
O artista japonês Isao Hashimoto criou um belo e inegavelmente assustador mapa mostrando as 2053 explosões nucleares que aconteceram entre 1945 e 1998, começando com o Projeto Manhattan perto de Los Alamos e concluindo com testes nucleares do Paquistão em maio 1998. Isso deixa de fora os dois supostos testes nucleares da Coréia do Norte nesta última década (em outubro de 2006 e maio de 2009).
Cada nação recebe um pontinho e um ponto piscando no mapa a cada detonação nuclear, com uma contagem mantida nas barras superior e inferior da tela. Hashimoto, que iniciou o projeto em 2003, diz que ele criou com o objetivo de mostrar "o medo e a loucura das armas nucleares".
É uma imagem convincente para a história da maior força destrutiva da humanidade, especialmente se lembrarmos que apenas duas explosões nucleares foram detonadas ofensivamente, ambas em 1945. Vale refletir, porque, desde então, mais de 2.000 outros testes aconteceram e bilhões de dólares foram gastos nestes projetos.
Palestra sobre pesquisas na área de radiação ionizante desenvolvidas na IARC
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Divulgando informação recebida por e-mail.
Em 2013, o Brasil passou a integrar a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde. A participação do Brasil na IARC é uma grande oportunidade para desenvolver parcerias-chave e programas de pesquisa colaborativa.
No intuito de iniciar um projeto em colaboração, a chefe do departamento de Epidemiologia Ambiental e Ocupacional da IARC estará no IRD no período de 13-15 de Novembro e fará uma palestra sobre as pesquisas na área de radiação ionizante desenvolvidas na IARC.
Palestra:
“Ionising radiation research at the International Agency for Research on Cancer (IARC) – insights into studies on cancer risk”
Dra Ausrele Kesminiene
Data: 13 Nov 2013, quarta-feira
Horário: 10 h
Local: CT1
O Centro de Informações Nucleares está lançando o projeto CINforme cujo objetivo é criar um espaço aberto para o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre assuntos relevantes relacionados à gestão da informação técnico-científica e áreas afins. O projeto prevê a realização de várias palestras com profissionais renomados dentro de suas áreas de atuação. A primeira palestra ocorrerá no dia 22 de novembro as 14:30 no auditório da sede da CNEN em Botafogo - Rio de Janeiro.
Assinar:
Postagens (Atom)
Sobre o blog
Pesquisar este blog
Arquivo do blog
-
▼
2013
(77)
-
▼
nov.
(7)
- Palestra "A construção do campo disciplinar da fís...
- Encontro Brasileiro sobre Mulheres na Ciência
- Encontro sobre quantificação em Tomografia por Emi...
- Atualização sobre a disponibilidade de Mo-99
- Infovídeo sobre testes e bombas nucleares
- Palestra sobre pesquisas na área de radiação ioniz...
- Palestra inaugural CINforme
-
▼
nov.
(7)