Organizando um serviço de Medicina Nuclear

quarta-feira, 28 de julho de 2010
Ao aceitar um convite para ser Supervisora de Radioproteção e um Serviço, a primeira dificuldade é colocar a casa em ordem. A maior parte dos locais onde trabalhei sequer tinha esta figura ou um físico antes de mim. O que encontrei? Papéis desorganizados, falta de controle de qualidade e muita informação não catalogada. Muitas vezes, os testes eram feitos, mas seus resultados não eram analisados ou não eram registrados corretamente.
Sendo assim, achei melhor fazer um registro de todos os testes que devem ser feitos em Medicina Nuclear, com suas periodicidades e registros. A melhor forma para fazê-lo foi a organização em forma de mapas mentais (mind maps). Testei alguns softwares para construí-los e acabei escolhendo o Mindjet MindManager, por ser mais intuitivo e permitir que se anexem imagens, sites e até vídeos no próprio mapa.
O mapa abaixo mostra todos os testes e atividades que um Supervisor de Radioproteção deve realizar em um serviço de Medicina Nuclear. É claro que não constam aí eventualidades, como descontaminar uma área (até porque devemos evitar que isso aconteça).



Clique na imagem para aumentá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana