Orquestra radioativa

quinta-feira, 27 de outubro de 2011




Muito do que conhecemos a nossa volta emite, em variados níveis, energia radioativa. Pegue as bananas em sua cozinha, que são carregadas em potássio - que constroem a força muscular e fazer o seu coração saudável. E uma pequena fração desse mesmo produto químico emite radiação, assim como um forno de microondas e até mesmo seu próprio corpo. No entanto, a maioria das pessoas têm dificuldade em visualizar como tudo isso funciona.

É por isso que uma equipe de segurança nuclear na Suécia se uniu com o compositor Axel Boman e o
músico Kristofer Hagbard para criar a Orquestra Radioativa, um projeto ambicioso baseado nos movimentos reais de isótopos radioativos.

"Hoje, nós conhecemos 3.175 diferentes isótopos",
disse Georg Herlitz, que lidera o projeto, "cada um possui seu próprio padrão de decaimento. Pegamos a perda de energia de cada nível e traduzimos para Hertz, algo como um keV para duas freqüências".

O resultado é fenomenal. A orquestra é composta de uma interface online onde você pode criar suas próprias melodias que usam freqüências isotópica - e visualizar os decaimentos.


Herlitz dirige uma agência de publicidade chamada Kollektivet Livet Produktion na Suécia. Ele originalmente havia desenvolvido uma série de vídeos sobre radiação para uma equipe de segurança nuclear. Naquela época, Herlitz assistiu a uma palestra no KTH (Royal Institute of Technology) e aprendeu como isótopos  decaem e formam um padrão de energia.


Por ser um artista visual, Herlitz imediatamente pensou sobre música. Ele não está sozinho na visualização da ciência: Bjork fez recentemente um aplicativo para o iPhone que ajuda você a visualizar astronomia com música. E artistas como Daft Punk incorporou bips repetitivos que soam como assinaturas atômicas. No entanto, nenhuma música usou
freqüências isotópicas reais.

De acordo com a Herlitz, o projeto é apenas o começo. Ele vê o dia quando muitas das ciências duras - que procuram compreender o universo primitivo, a mudança climática, movimentos astronômicos e muito mais - serão visualizados através do uso de música, fotografia artística e outros meios.E a radiação, ao que parece, é apenas o começo.


Fonte: Foxnews.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana