Vai um iGeiger aí?

terça-feira, 8 de novembro de 2011
 O terremoto e tsunami no Japão no início deste ano deixaram um rastro de destruição e um legado de persistentes preocupações por conta das radiações ionizantes. Isso explica os grandes esforços em curso para colocar contadores Geiger nas mãos de pessoas em todo o país.

A empresa Scosche acaba de ampliar sua linha
de detectores de radiação para o iPhone e iPod Touch (RDTX) , que combina hardware externo com um aplicativo. O software custa um pouco menos que 270 dólares e detecta  radiação gama acima 120 keV com, mais ou menos, 10% de precisão. O que significa que você não vai efetivamente medir nada, só vai saber se está em um local seguro ou perigoso.

 

Já o radTEST é um aplicativo gratuito que traduz a informação em simples zonas verdes, amarelas e vermelhas para que você possa  saber, rapidamente, se deve sair correndo ou se pode tomar mais um chopp.

Já que estamos falando de um iPhone, há a conexão quase que
obrigatória às redes sociais. Você pode marcar locais no Google Maps e tweetar os resultados ou postá-los no Facebook para que seus amigos saibam onde é seguro ou não.

A versão caseira
wi-fi, chamada de HRDTX, está programada para sair no início de 2012. Atualmente, os detectores estão disponíveis no Japão, com nenhuma palavra ainda sobre uma versão mais completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana