Neutrinos supervelozes ou computador superlento?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Em nossas experiências ou no mundo real, é muito comum o erro devido a falha humana e, por isso, devemos ter muito cuidado com ele.
Por exemplo, os neutrinos supervelozes podem ter origem em um erro em uma placa de computador. Fato difícil de aceitar após vários seminários ministrados falando sobre o assunto. Precisamos estar atentos e certos do que estamos produzindo antes de promover uma divulgação maciça.

Neutrinos mais rápidos que a luz foram resultado de experiência falha

Os resultados da experiência Ópera - que sacudiu o mundo científico no final de setembro ao revelar neutrinos com velocidade superior a da luz - foram provocados por uma má conexão, afirma nesta quarta-feira o site da revista Science.
"Uma má conexão entre um GPS e um computador é, sem dúvida, a origem do erro", garante a revista americana, que cita "fontes ligadas à experiência".
No final de setembro, os especialistas da equipe Ópera anunciaram que neutrinos percorreram os 730 km entre o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, e o laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, em velocidade superior a da luz.
A maioria dos especialistas não acreditou que uma partícula elementar da matéria tivesse superado a velocidade da luz, considerada um "limite insuperável" na relatividade geral de Einstein.
Segundo a Science, os 60 nanosegundos de vantagem registrados pelos neutrinos sobre a velocidade da luz foram resultado de uma má conexão entre o GPS utilizado para corrigir o momento da chegada e um computador.
Novos estudos serão necessários para confirmar a origem do erro, destaca a Science.

Fonte: Portal Terra de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana