Dicas para a prova de supervisor de radioproteção em medicina nuclear da CNEN

domingo, 3 de junho de 2012
Recebi um e-mail de um leitor do blog pedindo dicas para fazer a prova de supervisor de radioproteção (SRP) em medicina nuclear da CNEN que acontecerá em agosto deste ano. Como acho que a resposta poderá ajudar mais pessoas, resolvi responder com um post.
  1. Estude de verdade. A prova não é difícil, mas não é molezinha também. E outra: se estamos pensando que você quer fazer a prova para trabalhar com isso, é bom dominar o assunto, certo?
  2. Parece óbvio o que vou falar agora, mas acreditem em mim, já ouvi cada barbaridade que vale a pena ressaltar: cumpra efetivamente as horas práticas obrigatórias. Isso faz toda a diferença na prova específica e na sua vida. Já vi SRP que não sabia fazer um teste de reprodutibilidade em um activímetro e, pior, não sabia nem onde procurar como fazer. Não passe essa vergonha, cumpra e aproveite o estágio.
  3. Para ser um SRP você vai ter que se articular com os órgãos reguladores da sua área. Então o que você tem que saber de cor e salteado? Normas. Estude as normas, decore as normas. No ano em que fiz a prova, perguntas sobre elas somaram mais de 80% da prova. E hoje utilizo muito isso tudo que estudei.
  4. É muito provável que na prova específica haja questões sobre a prática do serviço, neste caso, as questões mais comuns são sobre controle de qualidade de equipamentos e gerência de rejeitos radioativos. No ano em que fiz a prova, caiu uma questão para que descrevessemos quais os itens obrigatórios na folha de gerência de rejeitos radioativos (não falei que tem que decorar as normas?). A questão mais trabalhosa foi sobre uma lactante que havia se submetido a um exame com 67Ga (sem comunicar a ninguém que era lactante) e acabou amamentando seu filho até 72h após a administração da dose até descobrir o problema. A questão tratava-se de calcularmos a atividade que o bebê ingeriu durante as mamadas, considerando o decaimento e eliminação fisiológica do material radioativo.
  5. Para o dia D: a prova é trabalhosa e demorada. Vá com roupas confortáveis, leve água e alguma coisa para comer (se for o caso). E o mais importante: leve calculadora! Confira antes as baterias por que a lei de Murphy é implacável.
Boa prova e qualquer dúvida, deixe um comentário!

    Um comentário:

    1. Bom saber se pode usar calculadora! Pessoalmente eu concordo com seu item 2, o mercado pode ser mais implacável do que a lei de Murphy e apesar de poucos entenderem o que a gente faz, se algum erro causar prejuízo para o dono da clínica acho difícil ter uma segunda chance.

      ResponderExcluir



    Feito com ♥ por Lariz Santana