Feliz dia do físico!

domingo, 19 de maio de 2013



O que é ser físico? Em algum momento nos deparamos com essa pergunta. Ou quando estamos de saco cheio de uma matéria inóspita na graduação e vem aquela sensação de ‘onde fui amarrar meu burro?’ ou quando alguém faz aquela cara de espanto misturada com desprezo quando você tentar explicar que física e educação física não são a mesma coisa ou quando tem que explicar a seus pais que quer fazer física e não engenharia (Ué? – pergunta sua mãe – Não é tudo a mesma coisa? Arghhhhh). É meu irmão...um dia você vai se perguntar: porque fui escolher física?

Particularmente, ainda não sei ao certo responder esta pergunta? Em cada fase da minha vida acho que teve um motivo diferente. Para chocar meus pais, para dizer que uma mulher pode sim estudar Física, para entender a natureza...sei lá. Só sei que a Física é uma ciência fascinante! Dá um certo poder (e arrogância, cuidado!) pensar que se pode explicar tudo. Pior! Que nas CNTP, pode-se reproduzir tudo...ah! A ingenuidade discente....Com o tempo, fui percebendo que não se trata de explicar tudo, mas de explicar bem o que se sabe e de estar comprometido com a verdade, com a ciência e, mais importante, com as pessoas. Me aflige um pouco, essa imagem (comprada tão baratinha) de antissociais, egocêntricos meio ‘Ph.Deuses’. Há uma certa graça nisso, claro, mas no fim das contas torna-se um estereótipo pernicioso. 

Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais (santa Wikipedia!).  E estudar a natureza é contemplá-la e aprender com seus exemplos. A natureza é colaborativa (aliás, essa não é a palavra do momento com a web 2.0?) porque não seríamos? O físico brasileiro está perdendo uma excelente oportunidade de fazer-se necessário em diversos nichos da sociedade, perpetuando um preconceito (as vezes justificado) de ser isolado e pernóstico.

Bom, tudo isso é para propor uma reflexão: como você usa a SUA Física? Que herança a SUA física vai deixar para seu porteiro, seus filhos, seus colegas, seus alunos? Eu espero (e trabalho muito por isso) que a MINHA física deixe um legado de POSSIBILIDADE para todos os meus afetos. Desejo que eles se sintam capazes de entender a física linda como ela é, simples, útil, palatável, agradável e comprometida com a verdade, com o fenômeno e com o outro.

Feliz Dia dos Físicos a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana