Como comprovar seu Lattes em concursos

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Não sei se teremos uma nova maré de concursos como tivemos em 2011-2012, mas vale sempre estar preparado. Muitos concursos, principalmente aqueles para docentes ou até para mestrado e doutorado, pedem o currículo Lattes comprovado. Acreditem, organizá-lo é uma atividade interminável e bem desagradável, mas não podemos correr o risco de não sermos aprovados por preguiça, não é mesmo?

Em primeiro lugar, se quiser ter qualquer bolsa, desde iniciação científica até pós-doutorado você deve fazer um Lattes. Se ainda não tem, clique aqui, inscreva-se e depois volte a ler este post.

Tendo isso feito, organize em uma pasta os documentos na ordem em que eles são citados no currículo. Então, inicie por seus documentos pessoais, depois formação acadêmica/titulação, formação complementar e por aí vai. Sempre do mais recente para o mais antigo. Eu organizo desta forma:



Para comprovar participação em eventos, apresentação de trabalhos orais ou pôsteres, basta uma cópia do certificado em questão. Por exemplo, se você foi a um congresso e apresentou um trabalho oral, provavelmente, você receberá um certificado de participação no congresso e um outro de apresentação de trabalho. Não escolha só um achando que o outro está implícito, anexe os dois cada um em sua parte correspondente.

Se você organizou um evento, apresente algo que possa comprovar isso: um cartaz de divulgação com seu nome como organizador, um certificado que explicite isso, mas não deixe nada subentendido. Na comprovação, assim como no jogo do bicho, só vale o que está escrito.

Para comprovar a publicação de um artigo, anexe uma cópia do artigo já publicado, com as páginas e identificações do periódico onde saiu o trabalho. Se foi um livro publicado, faça cópias da capa, da ficha catalográfica e da primeira página do capítulo (caso não tenha escrito o livro todo) ou do sumário, se aparecer seu nome nele.

Se você deu aulas de uma disciplina sua ou que alguém te convidou para ministrar um tema, peça no dia da sua aula ou palestra um documento que comprove esta situação. Não se preocupe, pois quem convida já deve providenciar isso com antecedência e, certamente, ele/ela já deve estar acostumado com essa burocracia. O mesmo vale para participação em bancas. Um lembrete: só vale como experiência docente aquelas disciplinas sob sua responsabilidade. Infelizmente, essas aulas ministradas em disciplinas de outros professores contam apenas como palestras.

Lembre-se que agora há um incentivo àquelas atividades que divulgam a ciência, então se você escreve um blog sobre ciências, ou tem alguma atividade que estimule a produção científica, coloque no Lattes. Espero ter sido útil!

Update 03/12:

Outra coisa que faço e ajuda muito é, a cada certificado que recebo, escaneio e salvo em uma pasta no computador com o mesmo nome das abas da pasta física para facilitar a organização. No início, foi bem chato, tive que escanear muitas coisas, mas com a prática, tudo fica bem facilitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana