Ignite Girl Camp 2019

segunda-feira, 6 de maio de 2019


O conhecimento é o mais potente dos afetos. Nietzsche e Spinoza, apesar de extemporâneos, faziam afirmações semelhantes a essa. Não é a toa que os caras eram gênios, vamos combinar?
Neste último final de semana, aconteceu o Ignite Girls Camp; um workshop de divulgação científica para mulheres que culminou com uma mostra de ciências em plena Paulista no domingo. Sentei aqui para compartilhar minhas experiências com vocês e nem sei se conseguirei. Sabe quando você desce em uma montanha russa e o deslocamento de ar (misturado com a excitação do momento) é tão grande que ficamos sem respirar por alguns momentos? Estou assim.

É impressionante o poder da rede; a potência de um grupo de mulheres altamente capacitadas, competentes e comprometidas com seus saberes e seus afetos é inimaginável. Vocês acreditam que fizemos uma mostra de divulgação científica absolutamento do zero em 3 dias? No início do evento não sabíamos nada do que aconteceria, não tínhamos um tema pré-definido...nada. Todo planejamento, execução, compra de materiais, aluguel de serviços, montagem de experimentos....tudo, foi feito em 3 dias. E, sério, isso é muito potente!

Abusando um pouquinho de Spinoza, ele acreditava que o desejo que nasce da alegria é mais forte que o desejo que nasce da tristeza, porque o primeiro aumenta a nossa capacidade de conhecer e agir. É nessa hora que alguém mais desavisado poderia se perguntar: ‘ora, porque um treinamento só para mulheres cientistas?’ Pois bem, a cada etapa que uma mulher cientista avança na sua carreira, menos ela tem a chance de encontrar outras mulheres. Isso implica que a ciência é feita, divulgada, fomentada por homens. Não são raros (e há dados que comprovam isso) relatos de assédio moral e sexual, favorecimento de colegas homens no momento de escolha de projetos, fomentos etc. Então encontrar um ambiente seguro para criar e compartilhar suas ideias, sem ter que esbarrar em todos os viéses que nos atravessam diariamente, é um presente.

Então voltando à fala do Spinoza, em um ambiente alegre e acolhedor fomos super heroínas, criamos um produto sensacional em pouquíssimo tempo. E com afeto, alegria, muito estudo, muita escuta e acolhida, muita técnica e profissionalismo. Com isso tudo, só tenho a agradecer a Ignite pela oportunidade e aproveito a convidar a todas que participem dos próximos camps pois eles são sensacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana