A física do Natal

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
  1. Nenhuma espécie conhecida de rena pode voar, mas pesquisas recentes indicam que é provável que existam cerca de 9 milhões de organismos vivos ainda não classificados, com 6,5 milhões deles vivendo na terra e 2,2 milhões nos oceanos. Apesar da maioria destes ser formada por seres muito pequenos, isto não elimina TOTALMENTE a possibilidade de eixtirem renas voadoras que somente o Papai Noel já viu.
  2. Vamos partir de duas premissas. 1) Só recebe presente do Papai Noel quem acredita nele e 2) só crianças boazinhas recebem presentes do Papai Noel. Considerando isso, existem 2.2 bilhões de crianças no mundo (menores de 18 anos), mas já que o Papai Noel não visita muçulmanos, hindus, judeus ou budistas, isso reduz a carga de trabalho por 85% do total - deixando 330 milhões a serem visitadas. De acordo com a ONU, há uma média de 3,5 crianças por lar, que nos leva a aproximadamente 94,3 milhões de casas. Sou uma pessoa otimista, então imagino que haja, pelo menos, uma criança boazinha por casa. É um trabalho e tanto!
  3. Papai Noel tem 31 horas de Natal para trabalhar, graças à diferentes fusos horários e à rotação da Terra, assumindo que ele viaja de leste para oeste (o que parece lógico). Isso nos leva a meras 845 visitas por segundo. Isso é para dizer que, para cada lar cristão com uma criança boazinha, Papai Noel tem 1/1000 de segundo para estacionar, saltar do trenó, descer pela chaminé, encher as meias, distribuir os presentes restantes sob a árvore, comer o lanche que tenha sido deixado, voltar pela chaminé, entrar novamente no trenó e seguir para a próxima casa. Assumindo que cada uma destas 94,3 milhões de paradas estão uniformemente distribuídas em torno da Terra (que, naturalmente, sabemos ser falso, mas, somos físicos, podemos aceitar assim para efeitos de cálculos), agora estamos falando de 1,26 km por agregado familiar, um viagem total de 75,5 milhões de quilômetros, sem contar idas ao banheiro, mais alimentação, etc. Isso significa que o trenó do Papai Noel está se movendo a 650 km/s, 3000 vezes a velocidade do som.
  4. A carga útil do trenó representa um outro elemento interessante. Assumindo que cada criança recebe nada mais que um Lego de médio porte (500 g), o trenó estará carregando 321300 toneladas, sem contar o Papai Noel em si, que é invariavelmente descrito como obeso. Em terra, uma rena convencional não consegue puxar mais de 300 quilos. Mesmo admitindo a "rena voadora" possa puxar dez vezes esse valor normal, não podemos fazer o trabalho com oito ou nove. Precisamos de 214200 renas. Isto aumenta a carga - sem sequer contar com o peso do trenó para 353430 toneladas.
  5. 353000 toneladas viajando a 650 km/s cria enorme resistência do ar. Isto queimaria as renas voadoras da mesma maneira que nave espacial é queimada na atmosfera ao entrar na Terra. O primeiro par irá absorver 14,3 quintilhões de joules de energia por segundo. Em suma, eles vão explodir em chamas quase que instantaneamente, expondo as renas atrás delas e criando um boom sônico ensurdecedor em seu rastro. A equipe inteira de renas será vaporizada em 4,26 milésimos de segundo. Não vou nem falar no pobre do Papai Noel...
Claro que, nesta dimensão, com a física que conhecemos, se o Papai Noel tivesse existido, teria sido morto em sua primeira experiência. Mas como bons físicos que somos, podemos extrapolar nossos cálculos para uma dimensão onde nada disso importa e o Papai Noel existirá com a cara que cada um de nós quer dar, com o nome que cada um de nós escolher e continuará espalhando os presentes mais valiosos que podemos receber.

Boas Festas a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana