Softwares gratuitos para radiofarmácia

segunda-feira, 26 de março de 2012
Quando li o artigo  Development of a Comprehensive Software Application for Calculations in Nuclear Medicine and Radiopharmacy (J. of Nuc. Med. Tech. 2010 Sep;38(3):153-62), fiquei curiosa para conhecer o software que eles desenvolveram. Fui à página indicada no artigo e encontrei não um, mas quatro programas diferentes. Os que achei mais interessante são:
  • Nucleolab - software para elaboração de cálculos de medicina nuclear e radiofarmácia, com o objetivo de facilitá-los, reduzindo erros e melhorando a eficiência e precisão. O banco de dados associado ao programa também fornece um meio de geração de relatórios e armazenamento os resultados dos cálculos. Entre outros, pode-se calcular a atividade de doses pediátricas, atividade / volume, decaimento radioativo e gerador de 99Mo/99mTc.
  • Radiolab - software desenvolvido para hospitais e institutos que preparam radiofármacos. Consiste em um aplicativo de banco de dados, muito fácil de usar para gravação, armazenamento e gerenciamento de praticamente toda a informação gerada pela atividade de radiofarmácias hospitalares, proporcionando assim uma rastreabilidade completa e imediata de todos os preparativos, controles farmacêutivos, dispensação, bem como uma grande ajuda na gestão de relatórios, pedidos, estoque e de resíduos radioativos.
Ainda não testei nenhum deles, mas fica a dica.

Um comentário:

  1. Na verdade, a teia www.radiopharmacy.net reúne-se quatro aplicações relacionadas com a prática da medicina nuclear e radiofarmácia. Mas devemos ressaltar que Dosisrad e Datinrad são freeware, enquanto Nucleolab e Radiolab são shareware. Além disso, o Radiolab também está disponível em Português.

    ResponderExcluir



Feito com ♥ por Lariz Santana