Biblioteca Digital Memória da CNEN

quarta-feira, 14 de março de 2012
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) desenvolveu a Biblioteca Digital Memória da CNEN reunindo a literatura produzida pelo seu corpo funcional, tanto na área nuclear como não nuclear, com foco na preservação do conhecimento institucional. A Biblioteca abrange todos os tipos de documentos produzidos desde a década de 50 como artigos de periódicos e conferências, teses e dissertações, relatórios (publicados e de circulação interna), e normas técnicas. O mecanismo de busca de conteúdo do site permite ao internauta encontrar textos de autores ou assuntos específicos.

Numa área destinada a informações organizacionais da CNEN podem ser encontrados o perfil da instituição e de suas principais unidades. Os presidentes, tanto o atual, como os que o antecederam, são apresentados com foto e breve currículo. Relatórios anuais com informações detalhadas das atividades desenvolvidas estão publicados, abrangendo desde a criação da CNEN, em 1956, até o ano de 2010. Também são registradas as subordinações institucionais e as composições da sua Comissão Deliberativa ao longo dos anos.

O site inclui ainda a legislação do setor nuclear. Leis, decretos, portarias, outros atos legais e demais documentos, podem ser pesquisados em sistema de buscas próprio. A legislação pode ser pesquisada por ano de publicação, número do ato legal, assunto, entre outros critérios.

Uma cronologia dos principais acontecimentos da energia nuclear, no Brasil e no mundo, permite situar a instituição, seu desenvolvimento e suas atividades no contexto histórico.

O site começou a ser produzido há alguns anos e vem sendo continuamente ampliado e aprimorado. Inicialmente, foi disponibilizado apenas internamente para permitir ajustes necessários e, agora, é liberado para o acesso público no endereço http://memoria.cnen.gov.br

A Biblioteca, além de contribuir para a preservação do conhecimento institucional, tem também importância para a história da C&T do país, na medida em que documenta parte relevante do desenvolvimento da energia nuclear no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana