O papel do Físico Médico

sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Parece mais do mesmo, mas creio ser importante sempre repensarmos nosso papel enquanto físicos médicos. Estou fazendo um curso na Itália e, por aqui, o papel mais importante de um físico médico é a radioproteção. Em alguns lugares, eles aceitam delegar testes diários de controle de qualidade em equipamentos a técnicos ou tecnólogos, mas fazem questão de serem os únicos responsáveis pela proteção radiológica.
Se avaliarmos com calma, em última instância, até os testes de controle de qualidade fazem parte de um programa de radioproteção. Uma vez que seu equipamento está funcionando apropriadamente, as doses para pacientes e trabalhadores estarão dentro dos níveis de referência para cada caso.
Infelizmente, o que vejo são físicos super experts em equipamentos e imagens e negligentes com sua própria proteção e dos trabalhadores do seu serviço. Ouço o tempo todo: 'Isso é tecnécio, amanhã já não tem nada! Isso é flúor, daqui a pouco não tem mais nada.' E, com isso, as doses ocupacionais são sempre muito próximas aos limites determinados por norma.
E posso dizer por experiência própria e por observação: é totalmente factível trabalhar em um serviço de medicina nuclear com doses próximas ou iguais aos níveis de registro, mesmo para trabalhadores que trabalham diretamente na manipulação de radioisótopos. Tudo é uma questão de organização, planejamento e, claro, de vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana