Então se você é aluno, é quase uma obrigação participar, para ganhar esse espaço no instituto e plantar a semente para outros eventos que poderão advir desse. Se você não é aluno e se interessa pela área, venha mesmo assim, afinal não é todo dia que vemos profissionais bem sucedidos da nossa área de interesse dando dicas profissionais. Não perca essa oportunidade, o evento é grátis. Participe, divulgue!!!
Fonte: Assessoria de comunicação da SBF
Um grupo de 8 pesquisadores, sendo 5 do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás, identifica nanoestruturas magnéticas otimizadas para aplicação no combate ao câncer através de terapia potencialmente não-invasiva e altamente seletiva.
Em um estudo recém-publicado em "Nature - Scientific Reports", o grupo divulga resultados experimentais e teóricos caracterizando nanopartículas magnéticas sob campos magnéticos alternados como fonte de aquecimento. Uma das possíveis aplicações deste fenômeno é na terapia para eliminação de tecidos-alvo através de aquecimento local a temperaturas de 43 ºC a 46 ºC (hipertermia).
Analisando a formação espontânea de cadeias de partículas baseadas em ferrita e formulando um modelo teórico que inclui interação dipolar magnética entre as partículas, eles determinaram parâmetros influenciando e otimizando a eficiência do processo de aquecimento. Em particular o tamanho ideal das partículas para este tipo de aplicação resulta ser 30% menor do que a previsão anterior.
"Nossos resultados podem ter importantes aplicações para o tratamento do câncer e poderiam motivar novas estratégias para otimizar hipertermia magnética", dizem os cientistas.
O trabalho, cujo primeiro autor é Luis C. Branquinho, do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás, teve também participação de pesquisadores da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do ABC, em Santo André, além de um participante da Escola de Medicina da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos.
Passeando pela internet, encontrei um site chamado Carrer Girls que publica vídeos motivacionais sobre várias carreiras e, entre elas, há a física médica (aplausos!!!!). Eles entrevistas mulheres bem sucedidas em suas áreas falando sobre suas escolhas profissionais. Um tópico que me chamou a atenção foi quando a entrevistada (Dra. Dianna Cody, física médica e professora de física de imagem no MD Anderson Cancer Center) disse que são necessárias muita persistência e teimosia para seguir em uma carreira ligada a ciência...vale super a pena assistí-la.
Os vídeos são em inglês.
Palestra pública gratuita dia 04 de novembro de 2013 as 14 horas
“Radiation exposure from CT scans in childhood and subsequent risk of leukaemia and brain tumours: a retrospective cohort study” - Prof. Mark Pearce da Newcasttle University
O Prof. Mark foi autor do primeiro estudo que demonstrou uma associação positiva entre risco de câncer em decorrência da exposição da radiação de exames de tomografia computadorizada na infância. Para inscrever-se, clique aqui.
Inscrições Abertas para Turma 2014 (Curso Gratuito)
O curso trata fundamentalmente sobre os aspectos técnicos e administrativos necessários para os controles regulatórios e operacionais da proteção radiológica e a utilização segura de fontes radioativas em todas as suas aplicações.
O curso é realizado no IRD e em parceria com a AIEA. Veja os detalhes em http://ensino.ird.gov.br
Assinar:
Postagens (Atom)