Como encher um biquini atômico

sábado, 21 de janeiro de 2012
Aproveitando o calor enorme que está fazendo por aqui, resolvi falar um pouco sobre o biquini. Ora e o que tem a ver isso com física médica?




O biquíni foi criado pelo francês Louis Réard e lançado em 26 de junho de 1946. Seu nome foi escolhido pensando em seu potencial revolucionário, similar ao da bomba atômica que foi lançada experimentalmente no mesmo ano, pelos norte americanos, na ilha de BIKINI no pacífico. E realmente o biquíni causou furor durante muitos anos. As modelos da época se recusavam a posar com a peça que revelava o umbigo. Missão que a pioneira stripper Michelini Bernardini assumiu, sendo a primeira mulher a ser fotografada com a nova criação.Naquela época os EUA estavam fazendo testes nucleares no Atol de Bikini, Ilhas Marshall, no Pacífico sul. Neste lugar houve dezenas de testes incluindo a Operação Crossroads, Castle Bravo,que entraram para a história como algumas das mais poderosas e destrutivas. 

Bikini, na língua de seus habitantes, significa terra dos coqueiros e por falar em habitantes, naquela época, eram cerca de 200. Todos transferidos em 1946, pelas tropas americanas, com a promessa de que poderiam voltar em alguns meses. Como todos sabemos, isso não aconteceu. Em 1968, tentaram retornar mas passaram mal por conta da radioatividade que contaminou o solo e a água. Desde então, os habitantes de originais de Bikini foram instalados na ilha de Kilie e sabem que nunca voltarão às suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana